A EPCAr (Escola Preparatória de Cadetes do Ar): é uma instituição de ensino da Força Aérea Brasileira sediada em Barbacena, Minas Gerais. Transformando alunos em cadetes, tem como missão preparar os jovens para ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv) da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, Estado de São Paulo, por meio do Curso Preparatório de Cadetes do Ar. Simultaneamente, proporciona aos alunos a graduação no Ensino Médio.

O CPCAR compreende três anos equivalentes ao Ensino Médio do Ministério da Educação, abrangendo instruções nos campos científico e militar, ministradas sob o regime de internato. Classificada pelo Exame Nacional do Ensino Médio como a quarta melhor escola pública do Brasil, oferece anualmente 180 vagas para uma média 13.000 candidatos no concurso. Disputado e concorrido, é reconhecido como uma das provas de admissão mais difíceis do país.

Os alunos que concluem com aproveitamento o CPCAR têm direito ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio e matrícula assegurada no CFOAv, desde que estejam dentro das condições de saúde, psicológicas e de condicionamento físico requisitadas para o ingresso na AFA.