Foco, planejamento e disciplina para conquistar a vaga

“Pode parecer loucura, mas loucura é ver a vida passar e se tornar protagonista do seu destino”. Para Rafael Barroso Gaspar, de 34 anos, enfermeiro graduado pela Escola de Enfermagem Anna Nery (UFRJ), onde também faz mestrado na área e graduação em Direito, o interesse pelo serviço público surgiu após diversas tentativas frustradas de conseguir um emprego. “Vi portas e mais portas se fecharem por conta da minha falta de experiência, já até dormi na rua para preencher ficha de emprego na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro”, relembrou.
A estabilidade profissional que a esfera pública oferece aos seus servidores foi determinante para o enfermeiro se lançar no mundo dos concursos. “Em 2003, passei no meu primeiro concurso para controle de endemias. De lá pra cá, os concursos se tornaram a minha ferramenta para mudar a minha vida e a de muitas outras pessoas”, conta. Rafael já tentou aprovação em diversos concursos, entre eles, para a Prefeitura do Rio de Janeiro, para o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), até para a área judiciária, com o TRF da 2° Região e o TRT do Pará, todos sem êxito.
Com tanta experiência em diversas áreas, o concursado acredita que o segredo para ser aprovado é ter um planejamento. “Descobri que fazer um plano de estudo, se organizando e estudando de forma objetiva, pelas bancas e provas anteriores, é a melhor estratégia a se adotar”, orienta. É do conhecimento de todos que um dos principais obstáculos para muitos concurseiros é sentir-se sozinho nessa caminhada. No caso de Rafael Gaspar, a grande parceira nessa trajetória foi sua esposa. “Ela é meu porto seguro e minha grande aliada desde a época de faculdade, onde nos conhecemos. Somos casados há quatro anos e tenho uma ótima companheira em casa, que não me deixa desistir nunca.”
Um dos maiores problemas dos que buscam o ingresso no serviço público é conseguir conciliar o trabalho com os estudos, mas o enfermeiro conta que nunca precisou harmonizar as duas atividades. “Eu nunca conciliei o meu trabalho com os meus estudos para os concursos, mas caminhar com essas duas atividades paralelamente é a realidade da maioria dos concursando brasileiros”, afirmou. Como uma vasta experiência e cheio de dicas para compartilhar, Rafael decidiu criar sua página no Facebook para agregar ao máximo no estudo dos concursados. “Hoje eu trabalho orientando diversas pessoas através do Facebook, onde posto dicas, planos e técnicas de estudo, principalmente para a área de saúde”, explica Rafael.
O personagem desta edição da coluna Casos de Sucesso faz uma recomendação aos estudantes. “Nunca comprem apostilas de banca de jornal; são muito superficiais, pobres em conteúdo. Como os concursos estão mais concorridos a cada dia, não aconselho a ninguém que usem esse tipo de apostila no estudo que visa o ingresso na carreira pública”. Já no que tange à esfera online, Rafael dá uma dica de ouro para os concurseiros. “Façam cursos pela internet. Eles disponibilizam vídeo-aulas e matérias de qualidade em PDF”, revelou.
Como tudo na vida que requer esforço exige sacrifício, Rafael conta que precisou abrir mão de coisas muito importantes. Segundo ele, o esforço valeu muito a pena. “Deixei de passar um tempo com a minha família por diversas vezes, de viajar, de aproveitar determinados feriados. Todavia, eu digo para todo concursando que vale a pena o tempo perdido, pois o retorno é muito gratificante”, revela. Apesar de tantas vitórias, Rafael Gaspar revela que ainda falta mais um sonho para alcançar. “Quero terminar a faculdade de Direito e fazer prova para promotor público do Rio de Janeiro. Quero atuar principalmente na área que cuida dos direitos dos idosos e da saúde. Com a minha experiência como enfermeiro tenho uma excelente base para lutar pelo direito à saúde de qualidade para a população”, enfatiza.
Por fim, o enfermeiro deixa uma dica essencial aos companheiros de estudo. “Tenham foco e objetivo. Com a união desses quesitos, você não se desvirtua do seu caminho, você acredita no seu propósito, utiliza o seu planejamento de estudo e certamente a tão sonhada aprovação vai chegar e todos os seus objetivos almejados serão alcançados”, finalizou.
Fonte: Folha Dirigida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *