Últimos dias para inscrição no SISU 2016/2

Sisu 2016: Inscrições Abertas até 2 de junho: como conseguir vaga pela Nota do Enem.

Medicina abriu com 816,73 pontos na UFRJ, e foi a 821,61 no segundo dia. Mas, há chances na faixa dos 760 pontos. Inscrições Abertas até 2 de junho. Veja o que é e como funciona o Sistema de Seleção Unificada. Uma vaga pode ser sua. A disputa é sempre pela Nota de Corte do Enem.

 

Medicina abriu com 816,73 pontos na UFRJ, e foi a 821,61 no segundo dia. Mas, há chances na faixa dos 760 pontos. Inscrições Abertas até 2 de junho. Veja o que é e como funciona o Sistema de Seleção Unificada. Uma vaga pode ser sua. A disputa é sempre pela Nota de Corte do Enem.

 

Você poderá disputar a seleção de candidatos às vagas na maioria das universidades federais, institutos federais, universidades estaduais, e centros universitários federais e estaduais.  Mas, tem que ter uma nota válida do Enem 2015.  Facilitou para você entender o que é o Sisu 2016?

Veja como funciona o Sisu 2016 e como fazer a sua inscrição.

Sisu é um mecanismo nacional de comparação automática de notas do Enem entre os alunos que disputam as vagas de um curso numa das instituições escolhidas para concorrer. Funciona como um leilão. O candidato tenta conquistar a vaga dando um lance com a nota que alcançou. Ele disputa com outros candidatos.

 

Cronograma e consulta de vagas do Sisu 2016:

 

  • Inscrições: 30 de maio a 2 de junho
  • Resultado da 1ª Chamada: 06 de junho
  • Inscrição na Lista de Espera: 06 a 17 de junho
  • Convocação dos selecionados na Lista de Espera: 23 de junho
  • Consulte aqui a Lista de Cursos de Graduação e vagas para o Sisu 2016 do 2º semestre. Só na UFRJ são 100 vagas no Rio de Janeiro e mais 30 em Macaé.

 

Você pode concorrer em todo o Brasil no Sisu 2016, e não apenas onde mora. Assim as chances são maiores. É como se fosse uma corrida de notas do Enem concorrendo umas com as outras. Quem tiver a maior nota leva a vaga na primeira rodada.

Depois, há uma segunda rodada, pois muitos escolhem um curso e desistem, ou vão conhecer a cidade onde funciona a universidade escolhida e não gostam, ou acham a vida muito cara. Muitos desistem, e a vaga fica novamente aberta assim que as matrículas não são confirmadas.

 

 

Lei de Cotas garante 50% das vagas do Sisu para alunos de escolas públicas

Lei de Cotas
Veja a Lei de Cotas

A Regra é clara, e já está valendo. A Lei 12.711/2012 define que metade das vagas de todos os cursos das universidades federais e dos institutos federais de educação sejam reservadas para alunos que fizeram o Ensino Médio em Escolas Públicas, ou que fizeram o Ensino Médio em escolas particulares com bolsa de estudo integral.

Sim, é isso mesmo. A Lei de Cotas é de caráter universal nas instituições universitárias públicas vinculadas ao Ministério da Educação Vale para Medicina, Engenharias, Direito, Arquitetura, Psicologia e todos os cursos. Confira aqui as regras da Lei de Cotas para o Sisu.

Nota de Corte do Enem – Fique de olho porque sempre vale a sua nota do Enem como linha de corte na escolha das vagas do Sistema de Seleção Unificada, mesmo dentro das Cotas. Confira a tabela nacional de Notas de Corte do Enem que preparamos para você calcular suas chances noSisu 2016.

Você pode ver as notas de corte em todas as universidades federais, universidades estaduais, faculdades públicas, e nos Institutos Federais de Educação também. Assim você já pode ir calculando suas chances. Confira aqui as Notas de Corte do Enem

Depois do primeiro prazo de matrículas as vagas remanescentes vão para a 2ª rodada de chamadas do Sisu. E começa tudo de novo. Cada etapa do Sistema de Seleção Unificada é como se fosse uma bateria de atletas correndo para ver quem chega na frente.

Novidade Importante: – O Edital anterior do MEC para o Sisu  alterou esta regra, e a 2ª rodada  ocorreu diretamente na Lista de Espera nas Instituições participantes, e ficou limitada à 1ª opção de curso indicada pelo candidato. Ou seja, a disputa da ‘Lista de Espera’ foi apenas no curso e na instituição instituição escolhida. como primeira opção. Confira como será esta regra no Sisu 2016.

Estatísticas do Sisu – Veja como evoluiu ao longo do tempo a quantidade de vagas. Eram 47.913 vagas em 2010, e para janeiro de 2015 chegaram  205.514 vagas. Nas próximas rodadas de 2016 uma vaga pode ser a sua.

vagas Sisu 2015

 Tira-dúvidas oficial do MEC sobre como participar do Sisu. Veja aqui as principais peguntas e respostas:

Onde estão as vagas do Sisu? – Para saber onde estarão as vagas das instituições que acabaram com o vestibular e aderiram ao Sisu é preciso esperar o MEC lançar no ar os links de consulta do Sisu. São duas rodadas por ano, uma em janeiro/fevereiro, e outra em junho/julho.  Neste endereço você fica sabendo de tudo: http://sisu.mec.gov.br/como-se-inscrever

Beba na fonte! O Blog do Enem acompanha direto as oportunidades no Sisu e informa sobre os calendários e tudo o mais. Porém, para você não perder nenhuma chance, coloque a página do Sisu nos seus links favoritos:  http://sisu.mec.gov.br/

Sisu é um sistema dinâmico. O MEC pode movimentar as datas um pouco mais para trás ou para frente. O melhor é ficar sempre de olho.

Sistema de Cotas no Sisu – Há uma Lei de Cotas no Brasil, e que reserva 50% das vagas de universidades públicas do Governo Federal para alunos egressos de escolas públicas. Há critérios internos de cotas sociais, cotas étnicas, e mesmo de cotas regionais em alguns casos.

Os candidatos que se enquadram na política de cotas (estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública, têm renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo ou se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas) também devem verificar se vale mais a pena concorrer entre os cotistas, , ou pela ampla concorrência.

Fonte: Blog do Enem e Sisu Oficial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *